sábado, 24 de março de 2012

Sobre Resinas


Muita gente pergunta qual a melhor resina para impermeabilizar papel. A melhor eu não sei, mas posso falar do que conheço:

GOMA LAKA INCOLOR: a venda em casas de material para artesanato.
Uso com pincel depois do origami pronto. Passo uma vez, espero secar e passo uma segunda vez. Apesar de secar rápido, sempre deixo secando uns dois dias (pra garantir).
Além disso, goma laka é ótima para impermeabilizar/proteger fotos e gravuras. Se imprimir com jato de tinta, espera o papel secar e depois passa uma mão de goma laka. Fica ótimo.

VITRAL LÍQUIDO: nunca usei, mas sei que tem gente que usa. Deve ficar muito bom.

SPRAY IMPERMEABILIZANTE: já usei, mas, na minha opinião, só serve para peças grandes. Para peças pequenas e delicadas, só confio em usar pincel. Além disso, o spray tem um cheiro muito forte (pelo menos o que usei tinha).

Na falta de um desses pode usar ESMALTE INCOLOR. Conheci uma paulista origamista, Rose, que impermeabilizava os origamis com esmalte e ficavam ótimos.

É isso, espero que ajude!!

Beijos,
Pati

OBS.: Se alguém souber de outra resina e quiser compartilhar, manda uma mensagem que eu publico aqui.

2 comentários:

  1. Oi Patricia,

    tudo bem?
    Parabéns pelo blog!ˆˆ
    Vc já passou goma laka em kusudamas?
    Será que dá certo?

    Bjs,

    Helena

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Helena,

      Obrigada pela visita!! A goma laka pode ser usada sim para qualquer papel, e eu já usei em mini kusudamas. O problema é quando o kusudama é muito grande, pois ela deve ser passada com pincel e dá muito trabalho, então nesse caso o spray é melhor. Mas pode usar a goma também, só é preciso ter paciência. Pra mim, a goma laka é a melhor resina para papel.
      Beijos,
      Pati

      Excluir